Algarve aposta no Turismo Acessível
- Em 26 Novembro, 2015
A Região de Turismo do Algarve (RTA) realizou no dia 24 de Novembro uma reunião de trabalho sobre Turismo Acessível com os responsáveis pelas unidades hoteleiras do destino. O objectivo é promover este tipo de turismo e combater a sazonalidade da região.
Esta foi a primeira de várias sessões de esclarecimento e que contou com a presença da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, entidade que disponibiliza informação sobre os apoios a que os empresários se podem candidatar para poderem apostar naquele segmento.
O presidente da RTA explicou à agência Lusa que “sentimos que é importante sensibilizar os hoteleiros e todos os que recebem turistas na região para nos adaptarmos e procurarmos esse mercado que é fundamental para a sustentabilidade do Algarve”.
Com efeito, o Turismo Acessível é responsável por mais de 780 milhões de viagens anuais de pessoas com necessidades especiais na União Europeia, número que pode crescer para os 862 milhões em 2020, representando, assim, um forte contributo para a competitividade e sustentabilidade da indústria turística.
De acordo com Desidério Silva, no nosso País, este tipo de turista procura a região algarvia sobretudo nas estações do Inverno e da Primavera e como tal tem de se promover, não só a adaptação dos equipamentos hoteleiros, como também dar formação aos recursos humanos na área do atendimento e do acompanhamento aos clientes com dificuldades motoras ou outras.
Mas para isto ser uma realidade, Desidério Silva defende que “tem de ser feito entre todos, em parceria, conjugando o público e o privado”, com maior enfâse por parte das “autarquias no espaço público, porque não basta ter as unidades hoteleiras se depois as acessibilidades não tiverem as condições mínimas de funcionamento”.
Recorde-se que esta reunião integra-se no conjunto de acções previstas para enriquecer a oferta da região no segmento sénior/acessível, preconizadas no Plano de Marketing Estratégico para o Turismo do Algarve 2015-18, e pretende sensibilizar os agentes hoteleiros da região para a importância das infraestruturas e serviços ajustadas às necessidades deste segmento.