Governo planeia reforço da rede nacional de carregamento de veículos elétricos
- Em 1 Julho, 2020
O Governo propõe a criação de um programa nacional de reforço da rede de carregamento de veículos elétricos e o desenvolvimento de uma Plataforma de Gestão da Rede MOBI.E e do Portal da Mobilidade Elétrica.
De acordo com o Programa de Estabilização Económica e Social, o Governo sugeriu “um programa nacional de reforço da rede de carregamento”, com o objetivo de “induzir, através da MOBI.E, o reforço da rede nacional de carregamento de veículos elétricos, com principal enfoque na rapidez do carregamento”.
Neste seguimento, o executivo propõe uma rede de Postos de Carregamento Ultra Rápido (PCUR), perspetivando a instalação de 12 postos destes “nas principais vias de comunicação do país”, e uma rede de ‘hubs’ de carregamento nas principais cidades, envolvendo a instalação de 10 hubs de carregamento de veículos elétricos, num máximo de um por município”.
Segundo o Programa de Estabilização Económica e Social, o Governo também prevê o desenvolvimento de uma Plataforma de Gestão da Rede MOBI.E e do Portal da Mobilidade Elétrica, “com o objetivo de constituir a interface digital única que permita tratar todos os processos relativos à mobilidade elétrica (desde licenciamentos, autorizações, até à contratação de serviços)”.
A MOBI.E é uma empresa pública que, por indicação da tutela, assegura a gestão dos fluxos energéticos e financeiros resultantes das operações da rede de mobilidade elétrica, segundo a informação disponível na sua página na internet. No dia 1 de julho de 2020 termina o período transitório da rede MOBI.E, iniciando-se o pagamento dos carregamentos nos postos de carregamento normal de acesso público.
Fonte: Jornal de Negócios