Carros novos terão caixa negra
- Em 26 Fevereiro, 2024
O sistema de recolha de dados, também designado de ‘caixa negra’, será obrigatório em todos os automóveis novos vendidos na União Europeia já este ano.
Este sistema é utilizado há muito tempo na aviação e agora no setor rodoviário. Tem como objetivo ajudar as autoridades a reconstituir os acidentes e a determinar os responsáveis através da análise de dados.
A caixa negra é automaticamente ativada assim que o airbag, os pré-tensores dos cintos ou o capô ativo são acionados. E também quando há uma mudança de velocidade na direção lateral ou longitudinal superior a 8 km/h em 0,15s.
Cinco segundos antes da colisão e 0,3 segundos depois, o sistema regista determinados parâmetros, como os dados relativos à velocidade, à travagem e à resposta dos sistemas de segurança do automóvel. Estes dados só serão disponibilizados às autoridades competentes.
Após a previsão inicial para 2022, a implementação obrigatória do sistema de recolha de dados em todos os automóveis novos vendidos na União Europeia terá lugar em julho de 2024.
Fonte: ACP