ACAPO (Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal) proporciona “experiência única” em Braga
- Em 16 Fevereiro, 2015
No passado fim de semana teve lugar, em Braga, no Circuito Vasco Sameiro, a iniciativa Co-Driver Solidário, levada a cabo pelos pilotos Ricardo Gomes e Sérgio Freitas que possibilitaram uma nova experiência a cerca de três dezenas de associados da ACAPO (Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal). Os participantes puderam experiênciar a sensação de andar a mais de 200Km/h, algo que descrevem como “momentos inesquecíveis”, nesta que foi uma estreia no lugar de um co-piloto e “uma experiência única”, referiu Idalécio Ribeiro, invisual, associado da ACAPO – Delegação de Braga.
“Este era um sonho, sempre adiado. Somos uns amantes da velocidade e dos automóveis, mas a vida limitou-nos”, acrescentando que foi “uma das melhores experiências alguma vez vividas. Tenho uma história para contar para todo o sempre”, explicou Idalécio Ribeiro.
Ricardo Gomes e Sérgio Freitas são dois pilotos federados que decidiram lançar o desafio à direção da ACAPO para este projecto. “Esta é uma ação extremamente enriquecedora. Também para nós, enquanto pilotos, foi das mais gratificantes experiências que alguma vez tivemos”, referiu Ricardo Gomes, um dos pilotos organizadores da iniciativa.
“A aproximação destas pessoas a este desporto e ao mundo da competição automóvel é, por si só, um ato importante, no entanto isso reveste-se de ainda maior significado quando falamos de pessoas invisuais e que tanto gostam deste desporto”, explicou o piloto.
Sérgio Freitas referiu mesmo que “saímos destas ações com a perfeita convicção de que vale a pena. Estas são ações que devemos fazer sempre. É para repetir”.
Esta ação contou com o apoio do Clube Automóvel do Minho e de um conjunto de empresas privadas. No final da ação, ambos os pilotos ofereceram à ACAPO, eletrodomésticos que servirão para a conclusão da instalação de uma cozinha da Delegação de Braga da ACAPO.