Volvo e a condução totalmente autónoma em autoestrada
- Em 8 Maio, 2020
A Volvo Cars anunciou recentemente que a sua próxima geração de automóveis irá incorporar a tecnologia LiDAR, para que seja possível uma condução totalmente autónoma em auto-estradas.
Os sensores LiDAR emitem milhões de impulsos de luz laser para detetar com precisão a localização dos objetos, digitalizando o ambiente em 3D, criando assim um mapa temporário em tempo real sem a necessidade de conectividade à Internet.
A nova plataforma Volvo SPA 2 já vai estar preparada para receber o hardware para a condução autónoma no início da sua produção, em 2022.
Ao contrário da Tesla, que prescinde do LiDAR ao apostar em câmaras de vídeo, o construtor sueco entende que “a tecnologia LiDAR é fundamental para permitir a existência de automóveis com condução totalmente autónoma e segura, proporcionando os níveis de visão e de perceção que as câmaras e os radares por si só não podem fornecer.
“A condução autónoma tem o potencial para se tornar numa das tecnologias mais importantes da história, caso seja introduzida com responsabilidade e segurança. Fornecer aos nossos futuros automóveis a visão necessária para tomar decisões seguras é um passo importante nessa direção. Para nós a introdução desta autonomia terá de ser feita de uma forma segura e gradual”, sublinhou o vice-presidente da Volvo Cars, Henrik Green.
Fontes: Auto Portal e Observador