Euro NCAP inicia testes a assistentes de condução
- Em 8 Outubro, 2020
Atualmente os testes de segurança Euro NCAP têm como principal objetivo perceber se um carro é realmente seguro, ou não, em caso de acidente. No entanto, a entidade vai alargar os testes para o foro tecnológico.
A Euro NCAP anunciou recentemente o início de testes a sistemas de condução bastante conhecidos, como o cruise control adaptativo ou assistente de manutenção na faixa de rodagem. Os testes criados pela Euro NCAP e a Thatcham Research são os primeiros do género no setor automóvel.
A empresa informa, no entanto, que a ausência destes equipamentos, que na grande maioria dos automóveis é opcional, não irá afetar a respetiva nota final. Os carros irão apenas receber uma avaliação de como os sistemas funcionam e da performance conseguida.
De modo geral, serão analisados três aspetos importantes:
1. Assistência presente no veículo. Este ponto refere-se à forma como o sistema funciona durante uma operação normal.
2. Conexão com o condutor. Aqui pretende-se perceber de que forma os sistemas estão sinalizados, a intuição e clareza de quando o sistema está desligado ou ligado.
3. Performance do sistema em caso de emergência. Aplicado quando o condutor perde os sentidos ou em caso de embate eminente.
No total, as três categorias terão uma pontuação de 0 a 200, sendo que a primeira ronda de testes já foi mesmo realizada.
O carro com melhor pontuação foi o GLE (174 pontos), seguido pelo BMW Série 3 (172 pontos) e Audi Q8 (163 pontos).
O Tesla Model 3 obteve uma pontuação “Moderada”, devido ao sistema Autopilot se desligar quando o condutor tenta desviar-se de um obstáculo, em vez de permitir que o condutor realizasse a manobra e, de seguida, se voltasse a ligar de forma automática.
Fonte: Sapo