Os elétricos perdem autonomia no inverno? Saiba tudo
- Em 17 Janeiro, 2024
Não somos só nós que sentimos o impacto do inverno, também os automóveis sofrem com as baixas temperaturas.
“Todos os automóveis perdem eficiência com o tempo frio”, diz a Recurrent Auto. No entanto, a preocupação só acontece nos veículos elétricos (VE), onde o resultado é mais evidente. Mas, porque é que estes automóveis perdem autonomia?
Existem dois motivos principais:
– As temperaturas baixas dificultam as reações químicas, provocando uma resistência que abranda os processos físicos. Consequentemente, a potência disponível do veículo elétrico é reduzida.
– Outra razão, é o aquecimento. Ao contrário dos carros a combustão, os VE precisam de usar energia para produzir calor. Visto que os motores não geram calor, os aquecedores terão de consumir energia. Normalmente, essa energia vem da bateria de alta tensão.
Um estudo da Recurrent Auto comparou os 12 modelos elétricos mais populares dos Estados Unidos da América e contou com mais de 10 mil veículos. O Audi e-tron foi o vencedor, com uma perda de autonomia de apenas 16%. Já o Volkswagen ID.4 apresentou o pior resultado, com descida de 46% de autonomia em temperaturas negativas.
Dicas para evitar a perda de autonomia no inverno:
1. Aquecer o automóvel enquanto ainda está a carregar. A este processo chama-se pré-condicionamento.
2. Utilizar aquecedores de bancos, volante aquecido e reduzir o aquecimento no habitáculo.
3. Sempre que possível, é recomendado deixar o VE conectado à corrente com uma definição de carga máxima de 70 ou 80%.
Apesar do transtorno causado, não há necessidade para preocupação. Esta perda é temporária e não há danos a longo prazo na bateria do automóvel.
Fonte: Recurrent Auto