Gigantes querem transformar carros numa segunda casa
- Em 1 Março, 2017
Carros que encontram estacionamento e efetuam a manobra sozinhos ou tablier em hologramas são algumas das funcionalidades dos veículos do futuro apresentados na feira de Barcelona.
Em breve os carros autónomos vão acelerar nas estradas. A promessa é de gigantes como a Peugeot, Samsung, SK Telecom, Ericsson, BMW, SAP, Nokia ou Mercedes que aproveitaram o Mobile World Congress para apresentar as mais recentes novidades neste campo.
Mas os carros do futuro, que estão a ser desenvolvidos pelas fabricantes de automóveis em parceria com as gigantes tecnológicas, não passam só pela condução autónoma. O objetivo é alterar de forma radical a maneira como os consumidores passam o tempo dentro do seu veículo.
“Estamos numa era em que não vamos precisar de estar presos ao volante, pedais ou às mudanças”, como explicou um responsável da SK Telecom, durante a apresentação da “versão do carro do futuro” já adaptado para o 5G e que conta com a parceria da BMW e da Ericsson.
“Vamos passar cada vez mais tempo dentro dos carros”, continuou, “por isso, o futuro vai passar por introduzir entretenimento. Vamos ter tempo para outras coisas e vamos poder ter outras tecnologias como a realidade virtual”, acrescentou. E aqui, “o 5G vai dar um grande contributo”, devido às velocidades ultra-rápidas que vai atingir e à menor latência (tempo de resposta).
A ligação à internet das coisas (IoT) vai permitir também que este tipo de carros obtenha mais indicações e em tempo real das ruas com menos trânsito e avisar automaticamente de acidentes. E, no caso do carro da BMW, pelo menos, vai permitir que procure estacionamento e efectue a manobra de forma autónoma.
Fonte: Jornal de Negócios