
O carro elétrico não é uma moda. Trata-se de uma transformação do setor
- Em 5 Maio, 2022
O diretor de vendas e de fleet do grupo SIVA afirmou, por exemplo, que cerca de oito em casa 10 pedidos de consulta já são de veículos elétricos, e que as pequenas e médias empresas têm um peso grande no negócio. Quanto ao futuro reitera que é necessário adaptarem-se enquanto empresa às rápidas transformações e mutações que o mercado automóvel está a sofrer.
As frotas em Portugal dependem maioritariamente das PME, pois apesar dos negócios de grande volume estarem concentrados nas multinacionais, são as PME que ‘alimentam’ o nosso negócio e o dos concessionários.
O carro elétrico não é uma moda, trata-se de uma transformação no nosso setor que está a avançar muito rapidamente. Alavancado pelas vantagens fiscais, as empresas hoje em dia estão muito despertas para a ‘conversão’ das suas frotas e a opção elétrica é de longe a mais tentadora.
A decisão de investimento numa frota elétrica nem sempre será fácil de aprovar, pois trata-se de uma mudança grande para os utilizadores e implica uma reaprendizagem de gestão de frota dentro da empresa, agravada pelas infraestruturas necessárias. Contudo, as vantagens fiscais agarradas à sustentabilidade, que nos dias de hoje é uma preocupação constante das empresas, são as principais metas que acredito que estejam nos objetivos das empresas que estão a converter para frotas elétricas.
O futuro é uma grande interrogação para todos. No nosso setor de atividade os desafios que se apresentam são ambiciosos: temos uma eletrificação, temos um conceito de mobilidade em mutação, o modelo de negócio também está a mudar… Garantidamente que teremos de mudar e sairá com vantagem aquele que mais rapidamente se adaptar a estas transformações